CMS HARVEY RIBEIRO DE SOUZA FILHO

Av. Guiomar Novais, n° 133 - Recreio - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22790-590 | ☎ Telefone: (21) 3418-4518
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Daniela O. Vasconcelos | CNES 2708213 - ESF: 01 | ESB: 00

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme

Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme

A Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme (CGSH/DAET/SAS/MS) comemora no em 19 de junho, o dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme. Essa data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2008.
A doença falciforme (DF) é de origem africana, é uma das principais doenças genéticas do mundo, sua principal característica é a alteração do glóbulo vermelho do sangue (hemácias), essas células alteradas tomam a forma de foice e não circula facilmente pelos vasos sanguíneos, esse bloqueio na circulação impede a chegada do oxigênio aos tecidos, o que desencadeia uma série de sintomas. Por ter sua origem na África, a DF é mais comum na população afrodescendente. O que justifica ser uma das doenças genéticas mais presentes em muitos países, justamente naqueles que receberam fortes contingentes de povos africanos desenraizados de seu país para o trabalho escravo. No Brasil, devido ao processo de miscigenação que marca sua população, a DF apresenta, já nos primeiros anos de vida, manifestações clínicas importantes, o que representa um sério problema de saúde pública no país.
Dados da triagem neonatal mostram que no Brasil, em 2014, nasceram 1.166 crianças acometidas pela DF e 66.069 com hemoglobina S (traço falciforme). É uma doença grave, ainda sem cura, que pode trazer implicações sérias e até mesmo levar a morte caso não tenha assistência adequada. O diagnóstico precoce, o acompanhamento regular com equipe multiprofissional, além de suporte social, pode reduzir muito e até evitar os agravos e complicações da doença.

A prevalência da DF é alta; no entanto, 80% das pessoas acometidas podem ter suas intercorrências e necessidades atendidas com boa resolubilidade na Atenção Primária.
A doença falciforme tem uma variabilidade clínica muito grande, cursando de forma diferente de pessoa para pessoa, mesmo entre irmãos podem existir diferenças. Enquanto uma criança tem mais infecções, outra apresenta mais crises de dor e outra pode passar longos períodos sem desenvolver nenhuma complicação.
Entre os cuidados necessários estão o tratamento rápido de infecções, manter o calendário de vacinas em dia, evitar desidratação e atividades físicas muito intensas.
Para as dores são usados tratamentos de hidratação e analgésicos. As demais complicações exigem um tratamento mais específico.
A Política de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme é uma iniciativa do governo federal, a cargo do Ministério da Saúde, após antiga reivindicação do movimento de homens e mulheres negras do Brasil, clamando por cuidados que aumentasse a expectativa de vida com qualidade às pessoas com a doença. Sendo um direito de todos e dever do Estado, esse cuidado foi inserido no SUS. Mais informações sobre a manifestação da doença e política de atendimento podem ser obtidas no site: www.saude.gov.br/bvs.

EM Golda Meir

EM Golda Meir

Dando continuidade as Ações do Programa Saúde do Escolar,o CMS Cms Harvey Ribeiro Souza Filho esteve presente na EM Golda Meir palestrando sobre Violência. Gentileza gera Gentileza



terça-feira, 16 de junho de 2015

Atualização em feridas

Atualização em feridas

Dando continuidade aos nossos treinamentos em serviços,foi realizado hoje no Cms Harvey Ribeiro Souza Filho,o segundo dia da atualização em feridas,com instruções para manejo das coberturas disponíveis.
Treinamento Teórico e Prático,visando a melhora de resultados e oferta de uma melhor qualidade de vida ao nosso usuário




EM Margareth Mee

EM Margareth Mee

Dando continuidade as Ações do Programa Saúde do Escolar,o CMS Cms Harvey Ribeiro Souza Filho esteve presente na EM Margaret Mee palestrando sobre Violência.
Gentileza gera Gentileza. 
Parabéns  Celso Vieira




segunda-feira, 15 de junho de 2015

Atualização em Feridas

Atualização em Feridas


Dando continuidade aos nossos treinamentos em serviços,foi realizado hoje no Cms Harvey Ribeiro Souza Filho atualização em feridas,com instruções para manejo das coberturas disponíveis.
Treinamento Teórico e Prático,visando a melhora de resultados e oferta de uma melhor qualidade de vida ao nosso usuário.
Participaram do Treinamento:
ESF (ENFERMEIRO E TÉCNICO)
CHEFIAS (DE ENFERMAGEM E MATERNO INFANTIL)
CMS (ENFERMEIRO E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM)






Infográfico

10 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
34,780 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
9.576 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe Beira Rio
Estratégia Saúde da Família
Equipe Vila Amizade
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Guiomar Novais, n° 133 - Recreio

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3418-4518 | 3418-0611 | 3418-2547 | 3418-4509